terça-feira, 29 de setembro de 2015

‘EU VOLTEI! AGORA PARA FICAR!’

‘EU VOLTEI! AGORA PARA FICAR!’ Em 2007, durante os Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro, tive a ideia de criar um blog que informasse sobre as modalidades para pessoas com deficiência. Sempre tive fascínio pelo esporte paralímpico. Na oportunidade, ainda chamado paraolímpico. Era muito mais pela questão jornalística. O jornalista está atrás de boas histórias e os atletas com deficiência sempre carregam experiências incríveis. Claro que possuía um pouco do aspecto emocional e de identidade, pois tenho pequenas sequelas de encefalopatia crônica da infância, ou seja, paralisia cerebral. Quando nasci faltou oxigenação nas partes do cérebro que comandam o lado motor destro e a voz, um pouquinho de nada. Não tenho nenhuma deficiência cognitiva. Enfim, AS MODALIDADES PARALÍMPICAS ESTÃO NA MINH’ALMA. Comentei com meu chefe, na oportunidade o jornalista Jose Antonio Gerheim, sobre a criação do blog ‘Notícias Paralímpicas’. Profissional de visão, Gerheim propôs que escrevesse também uma coluna semanal sobre esportes adaptados. Dessa forma, criei a ‘RESENHA PARALÍMPICA’. Sai do JORNAL DOS SPORTS. No entanto, continuei a todo vapor com meu blog. Em março de 2008, o Lancenet me convidou para escrever em outro blog. Entrou em cena, o ‘Espaço Paralímpico’. Durante os Jogos de Pequim, tive os trabalhos mais relevantes da minha carreira. Escrevi uma coluna diária no Lance! e dois blogs e fui comentarista de duas grandes emissoras, o SporTV e a TV BRASIL. Após a edição de Pequim, produzi, escrevi e editei diversas matérias de desportos adaptados para a própria TV Brasil e TV Record. Para a TV Brasil, viajei para outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o intuito de cobrir algumas competições muito importantes e entrevistar grandes e vitoriosos atletas do movimento paralímpico mundial. Em 2011, criei outro blog no AHE BRASIL. O título era uma homenagem a minha primeira coluna. Retomei o título ‘Resenha Paralímpica’. Então, vieram outras atribuições em minha vida. Consegui uma boa agenda, contatos e amizades no futebol e nos esportes olímpicos. O processo se iniciou na TV Record e teve o ápice na TV Band e na ESPN. Mesmo assim, eu continuava produzindo pautas paralímpicas e, de vez em quando, trabalhava para sites especializados e o terceiro setor. No entanto, apesar do amor pelo movimento paralímpico, acabei deixando um pouco de lado o blog ‘NOTÍCIAS PARALÍMPICAS’. Tentei retornar à labuta algumas vezes. Agora, retornei de vez, ainda mais agora quando os Jogos Paralímpicos do Rio estão próximos. Eles começam em 2016 no dia 7 de setembro, o DIA DA INDEPENDÊNCIA. INDEPENDÊNCIA É A MAIOR LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O blog sempre foi preocupado com o tema da acessibilidade. Agora, nessa fase, a bandeira da igualdade e do fim da discriminação será hasteada para VALER! A partir desse ano, também utilizarei meu canal no Youtube, Paulo Vitor Ferreira-PV, para falar sobre a VIDA ACESSÍVEL. Nele, vou comentar sobre a acessibilidade, as modalidades paralímpicas e olímpicas e o futebol e entrevistar bons nomes do ESPORTE, das ARTES e da VIDA COTIDIANA, pelo menos em um primeiro momento sem muitos recursos financeiros, do Rio de Janeiro, mas que representam toda nossa brasilidade. Como sempre escrevi para os amigos, ABRAÇOS PARALÍMPICOS!!! 

Nenhum comentário: