sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Basquete em Fortaleza

A prática da modalidade Basquete em Cadeiras de Rodas é cada vez mais intensa e os interessados se multiplicam a cada treino no Centro Social Urbano Dr. César Cals (CSU), no Planalto Pici, e no Ginásio da Guarda Municipal, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza, Ceará. O número de atletas e interessados aumentou significativamente e os treinos se tornaram cada vez mais produtivos.

Cada cadeira de roda esportiva custa R$ 2,2 mil. “Os meninos estão parecendo crianças com o brinquedo novo. O número de atendidos dobrou, pois agora temos mais cadeiras e não precisamos revezar o uso. Facilita a prática”, afirma Franklin Cunha, diretor esportivo da Associação de Deficientes Motores do Ceará (ADM-CE) e atleta da equipe de basquete paraolímpico.

Outro beneficiado é André Batista, eleito um dos cinco melhores atletas da Copa Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas, em Recife (PE). Atuando pela equipe da ADM-CE, André comandou o inédito 4º lugar na competição. “Quando íamos para campeonato, chegávamos a pedir cadeiras emprestadas aos outros times”, recorda Franklin.

O esporte, que utiliza as mesmas medições de uma quadra de basquete, conta atualmente com cerca de 60 participantes, divididos entre as duas entidades existentes.

Segundo Franklin Cunha, ainda há espaço para crescer, já que uma nova associação está sendo criada. Com o surgimento dessa associação, mais atletas farão ingresso à modalidade e finalmente o número mínimo de entidades será alcançado para a criação de uma Federação Cearense de Basquete em Cadeiras de Rodas. Desta forma, a primeira seleção cearense da modalidade será formada. Outra realidade que se forma é a primeira equipe feminina no Ceará.

LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS DE TREINO:

Centro Social Urbano Dr. César Cals (CSU)Av. Coronel Mattos Dourado, s/n, bairro João Arruda, próximo ao Conjunto Planalto Pici I

Terça, quinta e sexta-feira

Horário: 19h (iniciantes) e 22h (experientes) Ginásio da Guarda Municipal

Rua Delmiro de Farias, 1900, bairro Rodolfo Teófilo

Sábado

Horário: manhã (iniciantes) e tarde (experientes)

Nenhum comentário: