sábado, 13 de dezembro de 2008

Daniel e Verônica brilham no Meeting




O Rio de Janeiro recebeu na manhã deste sábado, dia 13, a 2ª edição do Meeting Internacional Paraolímpico de Atletismo e Natação. A competição integra o calendário de eventos do Comitê Paraolímpico Internacional. O Parque Aquático Júlio Delamare reuniu atletas da natação paraolímpica brasileira vencedora nos Jogos de Pequim com 19 medalhas e expoentes internacionais. Entre os destaques, Daniel Dias, nove medalhas na Paraolimpíada, André Brasil, cinco medalhas, e Verônica Almeida, bronze nos 50m borboleta classe S7. No total foram realizadas 15 provas, nas categorias masculina e feminina.

Maior medalhista paraolímpico brasileiro em Pequim e vencedor das provas 200m medley SM5 e 100m SB4 do Meeting, Daniel Dias ressaltou a importância de o Brasil ter uma competição de alto rendimento. “Fechamos o ano da natação com chave de ouro, sem o apoio das Loterias CAIXA jamais conseguiríamos ter um evento desta qualidade”, ressaltou.

Verônica Almeida emocionou a torcida ao vencer a prova dos 50m borboleta classes S5-S7. A nadadora derrotou a consagrada norte-americana Erin Popovich, dona de 14 medalhas de ouro em três paraolimpíadas. Miranda, outra norte-americana, ficou em terceiro. A jovem promessa Ana Clara Cruz ficou com uma honrosa quarta colocação.

Outra revelação brasileira, Gabriela Cantagallo, de 15 anos, venceu a prova dos 50m livre S9, com o tempo de 33s21. Ela também destacou a importância de um evento dese nível. “Precisamos ter competições internacionais no país. O intercâmbio é muito importante para todos os atletas. Acredito que, em dois anos, as mulheres terão belos resultados em outros torneios”, disse a bela Gabriela.

Neste domingo, dia 14, a competição encerra com as provas do atletismo a partir das 10 horas, no Estádio de Atletismo Célio de Barros, Complexo do Maracanã.

Participam da competição cerca de 60 atletas brasileiros e 37 estrangeiros convidados de 17 países, como África do Sul, Argentina, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Quênia, Angola, Marrocos, México, Tunísia, Uruguai e Venezuela. A primeira edição do Meeting foi realizada em dezembro de 2007, após o Parapan do Rio. Na ocasião, foram quebrados cinco recordes mundiais, sendo três na natação e dois no atletismo.

Nenhum comentário: