sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Paraolímpico

A jornalista e mesatenista cadeirante Carla Maia (TV BRASIL) escreveu sobre o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa Paraolímpico. Em um estilo mais solto e divertido, Carla analisa a competição. Leia abaixo.

Os atletas de tênis de mesa paraolímpico jogaram de cabeça quente o campeonato brasileiro de 2009. Não estavam nervosos por encerrar as competições do ano e definir o ranking brasileiro. É que em pleno verão do mês de dezembro, a cidade do evento, Fortaleza, era só calor.

Para as bolinhas seguirem direitinho suas trajetórias, não dá para ter vento no local dos jogos. Teve muito cadeirante de classe baixa (os tetrinhas que não suam) tomando banho de torneira, com toalha molhada na cabeça ou mendigando as salas com ar-condicionado do ginásio. Sofreram um pouquinho, mas não desistiram da disputa. 97 atletas paraolímpicos se inscreveram. O evento também chamou atenção por ocorrer pela primeira vez junto com jogos do atletas convencionais, aqueles sem deficiência. Esse pessoal competiu, no mesmo dia, o brasileiro de seleções estaduais.

Dos mesatenistas famosos da modalidade convencional, estava lá Hugo Hoyama. Recordista em medalhas de ouro em pan-americanos, gostou da idéia de unir os mesatenistas convencionais e paraolímpicos. Disse que assim, um pode aprender com o outro. Bom mesmo depois de suar no ginásio, foi ir às praias da cidade cearense refrescar a cabeça das vitórias e derrotas.

Mas calma! O fim das competições de 2008 não significa férias. Dias 17 e 18 de janeiro, na cidade de Brasília, já tem a seletiva para definir os integrantes da seleção brasileira de tênis de mesa paraolímpico para o primeiro semestre de 2009. A CBTM convocará os atletas que participarão desta seletiva por meio do ranking. Fiquem espertos!

Nenhum comentário: