terça-feira, 18 de novembro de 2008

PIEGUICE? E DAÍ?

Os leitores devem estar estranhando minha ausência. Peço perdão. Há dois meses, recebi um convite para participar da turma de natação adaptada do Fluminense. Indaguei: 'como posso participar de uma equipe se me encontro totalmente fora de forma?'. Apesar disso, aceitei o desafio. Aliás, precisava retornar à prática da natação por causa da minha bronquite. Quero dizer que tudo mudou. Cresci como ser por causa das novas amizades com atletas com Síndrome de Down. Não tinha experiência com eles por não serem paraolímpicos. porém, descobri que muitas confederações e associações espalhadas pelo mundo lutam pela volta dos 'Downs' a uma paraolimpíada. Digo que minha concepção sobre as potencialidades do homem começa a amadurecer após os laços de fraternidade criados com meus irmãos.

O discurso pode parecer um tanto religioso (logo eu que estou tão distante disso), mas não é. Simplesmente, passei a acreditar que o homem pode ser perfeito em meio a tantas imperfeições. Passei a acreditar mais em mim e nos outros. Tenho de agradecer a nadadores como Gustavo Aratanha, atleta com um futuro brilhante (é difícil acompanhá-lo nas aulas), Felipe Marins e seu bom humor (às vezes, EU esquecia de sorrir) e tantos outros envolvidos nesse projeto.

Estarei torcendo para o sucesso do Gustavo no Campeonato Master, que será realizado no parque aquático do Tricolor. Digo que após essas descobertas serei um profissional mais completo por entender melhor as questões relacionadas à inclusão social e ao esforço dos atletas, com ou sem deficiência.

Podemos ser melhores na vida, através da garra e da confiança em nossos próprios braços, pernas e mentes.

Nenhum comentário: