domingo, 14 de setembro de 2008

Andre Brasil: o atleta imprescindível




Jornal Lance - Paulo Vitor


Medalha de ouro e recordista mundial nos 100m borboleta nos Jogos de Pequim. Conquistas e outras marcas no Parapan do Rio-2007, no Aberto da Alemanha, onde recebeu ursinhos de pelúcia como prêmios, e no Eurowaves, em Chomutov, na República Tcheca. A carreira de André Brasil, nadador da classe S10, é brilhante. Esses resultados aconteceram graças a muita dedicação. Ele treinou sete horas por dia no Clube Pinheiros, em São Paulo, durante a preparação para a Paraolimpíada, e participou de competições com atletas sem deficiência. Mas as lágrimas também fizeram parte de sua trajetória.

Clodoaldo passou por um drama ao ser reclassificado para S5. André ficou receoso após ver o que aconteceu com o amigo. Ele deve ter lembrado de um fato triste em sua vida. Em 2005, durante os Jogos da Paz, realizados no Rio, os classificadores resolveram torná-lo inelegível, ou seja, não poderia disputar provas de natação paraolímpica. Com uma pequena seqüela de poliomielite na perna esquerda, Andre sofreu com a decisão do Comitê Paraolímpico Internacional.

Ele ganhou peso e deixou a barba crescer. Foram sete meses de angústia. A fisioterapeuta Ana Carolina Assumpção, namorada do atleta, contou sobre esses dias.

- Andre ficou abalado psicologicamente -, disse Ana Carolina.

No entanto, o Comitê Paraolímpico Brasileiro recorreu e, graças ao trabalho das classificadoras Adriana Diedrich e Jacqueline Pennafort, que estudaram o caso de Andre, o nadador voltou a competir na África do Sul, em 2006. Nunca mais parou.

Andre Brasil demonstrou, com a sua luta, que é possível vencer as batalhas diárias da vida. O atleta pode se encaixar perfeitamente como exemplo para a frase do poeta Mário Quintana: "Deficiente é aquele que não consegue mudar sua vida".

Foto Divulgação/CPB

Na foto, Andre Brasil e a revelação Phelipe Rodrigues (ouro e prata, respectivamente, nos 50m e 100m livre)

2 comentários:

Samantha disse...

Olá,matéria super legal!

Samantha disse...

olá,super legal a matéria,obrigada por tudo♥!