domingo, 15 de junho de 2008

Rugby em cadeira de rodas no Brasil!

Paulo Vitor, do LANCENET! (http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/paulovitor/default.asp)

Rio de Janeiro, RJ – A quadra do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência(Ciad), na Avenida Presidente Vargas, foi palco de um momento histórico para o esporte adaptado. Neste local, o primeiro jogo oficial no Brasil de rugby em cadeira de rodas foi realizado neste sábado (dia 14) pela manhã. O Rio Quad Rugby Clube venceu a ONG Guerreiros da Inclusão por 23 a 8. A partida marcou o lançamento da associação da modalidade, presidida pelo ex-atleta paraolímpico Luiz Cláudio Pereira, destaque nos Jogos de Seul-1988.

O evento contou com as presenças dos dirigentes da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), de representantes da Secretaria de Esporte do município do Rio de Janeiro, do técnico da Seleção de Futebol de Sete, Paulo Cruz, e da fisioterapeuta Márcia Fernandes.

O camisa 10 do Rio Quad Valdir Mansur mostrou ser um jogador diferenciado. Ele assinalou sete pontos, ao lado do número 9 da ‘Guerreiros’, Eduardo Mayr.

“Fico feliz de ter sido um dos artilheiros da primeira partida oficial. Espero que os atletas possam brilhar futuramente em jogos pelo exterior. Um intercâmbio entre Brasil, Canadá e Estados Unidos seria ideal”, disse Mansur.

Eduardo gostou de saber que foi um dos destaques do histórico jogo. “Treino muito para conseguir bons desempenhos. Espero que este seja o começo de uma bela história do esporte”, disse.

A torcida estava presente e participou com muita vibração. O vice-presidente administrativo da ABRC, Matias Costa, comemorou o fato. “Foi emocionante ver o ginásio lotado”, afirmou.

O presidente da associação, Luiz Cláudio Pereira, comentou sobre uma das razões para apoiar o crescimento desse esporte no país. “O rugby em cadeira de rodas é essencial para as pessoas com maior comprometimento físico. É preciso investir nas modalidades para os atletas de classe baixa, com uma deficiência mais severa. É com carinho que estamos à frente dessa nova luta”, verbalizou Luiz, que estará em um congresso no Canadá, dia 22, para divulgar o rugby.

O site vai publicar outras matérias sobre esse histórico evento, realizado no Ciad, nos próximos dias.

Nenhum comentário: