quarta-feira, 28 de maio de 2008

Paraolimpíada 'pai d'égua'!

PV, do LANCENET!(http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/paulovitor/) e do site NOTÍCIAS PARAOLÍMPICAS (http://www.einclusao.net/)

O regulamento dos Jogos Paraolímpicos do Ceará foi divulgado nesta terça-feira, dia 27. Organizada pela Secretaria do Esporte desse estado nordestino(Sesporte) em parceria com a Federação Cearense de Tênis de Mesa Adaptado, a competição será realizada de 20 a 23 de agosto na Universidade de Fortaleza (Unifor). Atletas com deficiência podem se inscrever até 20 de julho nas modalidades natação, basquete, tênis de mesa, atletismo, futsal, xadrez e taekwondo. Esta edição, a quinta, terá muitas novidades: a inclusão do taekwondo (com o apoio da federação cearense desta modalidade e seu presidente, o mestre Fábio André Santos Macedo), a inscrição de voluntários e a presença de representantes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). É bom lembrar que alguns esportes dos Jogos do Ceará não são paraolímpicos, mas são importantes para a revelação de grandes valores brasileiros.

"É uma forma de incentivar os acadêmicos de educação física de qualquer universidade em relação ao esporte para pessoas com deficiência. Teremos 34 horas de atividades", disse o coordenador dos Jogos, Aldir Costa. Além disso, Guilhermo Sanche, classificador do CPB, estará presente nas competições. "Ele fará a avaliação dos atletas de natação, a classificação funcional", explicou. O congresso técnico dos Jogos acontecerá no dia 8 de agosto, também na Unifor, às 14h.


MAIS AÇÕES - O Governo do Estado do Ceará segue com ações contínuas no desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência. A criação dos Jogos Paraolímpicos do Ceará, com duas edições só em 2008, o apoio a atletas em viagens para competições regionais e nacionais e o incentivo a desportistas de destaque com as bolsas Esporte e Atleta de Alto Rendimento são alguns dos benefícios da Sesporte. "Nenhum governo fez o que esse está fazendo para incentivar a pessoa com deficiência para a prática do esporte", avaliou Aldir Costa.

Em abril desse ano, a delegação do Ceará retornou da etapa regional de Natal-RN do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação com 46 medalhas. O nadador Carlos Alberto Maciel bateu o recorde brasileiro nos 100m borboleta. O medalhista, um dos bolsistas de Alto Rendimento, avisou que pretende melhorar ainda mais a marca nos Jogos Paraolímpicos do Ceará, em agosto.

Nenhum comentário: