segunda-feira, 31 de março de 2008

CIRCUITO BRASIL PARAOLÍMPICO REVELA TALENTOS

Curitiba, PR – A primeira etapa do Circuito Brasil Paraolímpico terminou neste domingo, em Curitiba-PR, com a participação de 400 atletas nas modalidades de atletismo e natação. E essa competição, a Centro-Sul, já revelou grandes talentos. Em sua estréia oficial no esporte para pessoas com deficiência, a paulista Raquel Viel, de 25 anos, foi um dos destaques. Ela conquistou a medalha de ouro em todas as cinco provas que competiu pela classe S13, para atletas de baixa visão e ainda bateu três recordes brasileiros.

“É uma honra estar competindo ao lado de recordistas mundiais. Mais para frente, quero poder representar o Brasil em competições internacionais e, quem sabe, em uma Paraolimpíada”, afirmou.

Criado em 2005, o Circuito tem três etapas regionais e duas nacionais. Os atletas que conquistarem bons resultados nas regionais garantem a vaga nos nacionais. Lucas Prado, recordista mundial nos 100m e 200m para velocistas cegos, apóia o formato.
“Como apareci num circuito como esse, espero que outros nomes possam surgir também”, afirmou.
Além de Lucas, outros atletas de ponta estiveram presentes, como a velocista Terezinha Guilhermina e o nadador Daniel Dias, vencedor de oito provas no Parapan do Rio de Janeiro-2007. Para Terezinha, essa é a oportunidade de buscar novas marcas e preparar-se para os Jogos de Pequim-2008.
“Eu me sinto em casa. Os objetivos foram alcançados e é importante começar a buscar tempos ainda melhores. O trabalho para Pequim está só começando”, resumiu.

As próximas etapas do Circuito serão em Natal (regional Norte-Nordeste, de 10 a 13 de abril) e Brasília (Centro-Leste, de 24 a 27 de abril). Após as etapas regionais, um ranking baseado no aproveitamento dos atletas será estabelecido, e os nomes que poderão participar das etapas nacionais, em Belo Horizonte e Fortaleza, serão definidos.

Colaboraram muito Fernanda Villas Bôas e Jourdan Lutkus
Fonte: CPB

Nenhum comentário: