terça-feira, 25 de março de 2008

CIRCUITO BRASIL PARAOLÍMPICO NO PARANÁ

Curitiba, PR - A cidade de Curitiba inaugura as etapas regionais do Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação. As provas acontecerão no Centro Esportivo da Universidade Positivo nos dias 29 e 30 de março. Os atletas chegam à cidade a partir desta terça-feira. Em seu quarto ano, o Circuito consolida-se como o maior evento esportivo nacional para pessoas com deficiência. Quase 400 atletas competirão na etapa Centro-Sul, incluindo o atual recordista mundial dos 200m medley, Daniel Dias; a recordista mundial do lançamento do disco, Rosinha Ferreira dos Santos; e a velocista Terezinha Guilhermina.

Medalha de bronze em Atenas nos 400m e recordista mundial nos 100m e 400m, Terezinha promete uma novidade: além das provas em que compete (100m, 200m e 400m), ela correrá também os 800m. “Esse ano de Pequim estou 110% motivada, quero conquistar um feito inédito de quatro medalhas numa Paraolímpiada”, revela. Em sua primeira competição do ano ela já tem um ponto a favor: vai correr em casa. “Competir na pista onde treino todos os dias e onde bati meu primeiro recorde mundial, nos 400m, tem um gostinho especial”, resume.

A competição é uma grande oportunidade para os atletas buscarem bons resultados e tentarem uma vaga para a Paraolímpiada de Pequim. O número de vagas para o Brasil já está definido. Ao todo 48 atletas representarão o Brasil no atletismo e 24 na natação, mas a lista final só será conhecida em junho.


Em 2008, o Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico terá cinco etapas, sendo três regionais e duas nacionais. As próximas etapas serão em Natal (regional Norte-Nordeste, de 10 a 13/04) e Brasília (regional Centro-Leste, de 24 a 27/04). Após as etapas regionais, será estabelecido um ranking baseado no aproveitamento dos atletas, e decididos os nomes que poderão participar das etapas nacionais, em Belo Horizonte e Fortaleza.

Nenhum comentário: