sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

RECORDE! Brasil tem 160 vagas para Pequim

Atletismo garante 48 vagas nos Jogos Paraolímpicos

Bonn, Alemanha - O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) antecipou nesta sexta-feira o anúncio do número das vagas de cada país no Atletismo na Paraolimpíada de Pequim-2008. O Brasil terá 48 vagas na modalidade. São 31 vagas masculinas e 17 femininas, representando uma aumento de mais de 180% em relação às 17 vagas dos Jogos de Atenas 2004.
O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) funciona como confederação brasileira para esta modalidade. Para o presidente do CPB, Vital Severino Neto, as 48 vagas evidenciam o bom trabalho feito pela entidade em relação ao atletismo. “Estamos muito felizes com esse anúncio antecipado do IPC. Mostra claramente que a estratégia de desenvolvimento que planejamos e implementamos para a modalidade está atingindo os resultados desejados, prova do sucesso de nosso trabalho. É um número histórico”, disse o presidente do CPB.

Andrew Parsons, secretário geral do CPB, mostrou outros dados que trazem orgulho para os brasileiros.
“Em relação ao total da vagas, o Brasil ficou em segundo lugar, empatado com a Austrália, na frente de grandes potências como Estados Unidos (44 vagas), Alemanha (42 vagas) e Grã-Bretanha (36 anos). Na nossa frente, só ficou a China (80 vagas), que será a dona da casa durante os Jogos de Pequim”, explica.

No total de sua delegação, o Brasil já soma 160 vagas em 15 modalidades (o programa paraolímpico tem 20 modalidades), no que é, de longe, a maior participação brasileira na história dos Jogos Paraolímpicos. O crescimento do número de atletas já é superior a 60%, superando a meta de 150 vagas estabelecida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Em Atenas, a delegação brasileira representou o país com 98 atletas em 13 modalidades, um grande avanço em relação aos Jogos de Sydney (64 atletas em nove modalidades).
A meta é colocar o Brasil em 12º lugar no quadro geral de medalhas.
Os Jogos Paraolímpicos de Pequim serão realizados de 6 a 17 de setembro de 2008, utilizando as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário: