quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

RECORDE! Brasil tem 129 vagas garantidas em Pequim

O primeiro recorde do Brasil já foi alcançado antes mesmo do início dos Jogos Paraolímpicos. Até o momento já são 129 vagas em 15 modalidades (o programa da competição tem 20 modalidades), ou seja, a maior participação brasileira na história da Paraolimpíada.

Em Atenas, a delegação brasileira representou o país com 98 atletas em 13 modalidades, um grande avanço em relação aos Jogos de Sydney (64 atletas em nove modalidades).

“O crescimento do número de atletas já é superior a 30% e ainda temos possibilidades de qualificarmos atletas no Halterofilismo, Tênis em Cadeira de Rodas e Esgrima; bem como aumentarmos a nossa participação no Atletismo, Ciclismo, Natação e Tênis de Mesa. Devemos alcançar nossa meta de levar a Pequim uma delegação entre 140 e 150 atletas, em, pelo menos, 17 modalidades”, afirma o presidente do CPB, Vital Severino Neto.

A meta é colocar o Brasil em 12º lugar no quadro geral de medalhas.

Os Jogos Paraolímpicos de Pequim serão realizados de 6 a 17 de setembro de 2008, utilizando as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos.

Atletismo
O Brasil conta com 17 vagas (mesmo número de Atenas) até o momento e deve aumentar esse número com o fechamento do ranking 2007. O número final de vagas deve ser anunciado até o dia 21 de março.

Basquete em cadeira de Rodas
As duas seleções, masculina e feminina, estão qualificadas, em um total de 24 atletas.

Bocha
O Brasil volta a participar da modalidade, com dois atletas, após um longo período ausente.

Ciclismo
Até agora, o Brasil dispõe de duas vagas masculinas e pode conquistar mais uma. O número final deve ser anunciado até o dia 21 de março.

Esgrima
O Brasil ainda busca sua vaga. O número final de atletas deve ser anunciado até o dia 21 de março.

Futebol de 5
Atual medalha de ouro, a Seleção Brasileira está qualificada.

Futebol de 7
A Seleção, medalha de prata em Atenas-2004, também está qualificada, em um total de 12 vagas.

Goalball
As duas seleções, masculina e feminina, se classificaram para os Jogos de Pequim. São 12 atletas nesse esporte.

Halterofilismo
O número final de vagas deve ser anunciado até o dia 21 de março. O Brasil ainda briga para ter um representante nessa modalidade.

Hipismo
O país qualificou uma equipe completa na modalidade: quatro atletas.

Judô
O Brasil contará em Pequim com uma delegação de sete judocas.

Natação
O Brasil já garantiu sete atletas em Pequim-2008, mas o número total de vagas é maior e deverá ser oficializado até 21 de março. A expectativa é pelo menos igualar as 21 vagas de Atenas.

Remo
Na estréia da modalidade em Jogos Paraolímpicos, o Brasil já classificou oito atletas em três embarcações no Mundial da Alemanha-2007.

Tênis em Cadeira de Rodas
O ranking internacional publicado no próximo dia 19 de maio será utilizado para decidir todas as vagas. O Brasil tem boas possibilidades no masculino e feminino.

Tênis de Mesa
Com o recorde de oito vagas confirmadas, o Brasil ainda pode qualificar mais atletas. O número final deve ser anunciado até o dia 21 de março.

Tiro esportivo
O Brasil já tem uma inédita vaga na modalidade e ainda luta por mais uma.

Vela
Pela primeira vez, o Brasil participará de uma edição de Jogos Paraolímpicos na modalidade, com uma embarcação e três atletas.

Vôlei sentado
A equipe masculina, de 12 atletas, garantiu sua participação em Pequim ao conquistar a medalha de ouro no Parapan Rio 2007.

Nenhum comentário: