segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

NATAÇÃO DE OURO EM PEQUIM

O Brasil tem muitas chances de ter um ano excelente nos esportes paraolímpicos. Pequim pode ser o palco das conquistas de atletas como os nadadores Daniel Dias (categoria S5), André Brasil (S10) e Edênia Garcia (S4).
Daniel Dias foi o atleta paraolímpico do ano, ao lado da remadora Cláudia dos Santos (campeã da modalidade Skiff Simples no Mundial de Remo Adaptável na Alemanha no ano passado). Daniel conquistou oito medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos do Rio e foi o primeiro no ranking do Circuito Brasil Paraolímpico Caixa.
Outra nadadora de grande valor é Edênia Garcia. Nascida na cidade de Crato, Ceará, foi uma das atrações do Meeting de Natação no dia 15 de dezembro, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. A jovem atleta, de 20 anos, é uma das revelações da modalidade no mundo na categoria S4. Aos 14 anos, em um Pré-Mundial disputado em Mar del Plata, na Argentina, na sua estréia em competições internacionais, conquistou quatro ouros e um bronze. No Mundial de 2006, na África do Sul, a fantástica Edênia levou o ouro nos 50m costas e nos 50m livre.
Aliás, nessa modalidade, não podemos esquecer de uma bela geração que tem tudo para brilhar, liderada por Valéria Lira, de apenas 14 anos (três medalhas de ouro no Mundial de Taiwan, em 2007).
Essa garotada se constitui de verdadeiros fenômenos como Gabriela Cantagallo (S9), Ana Clara Cruz (S6) e Ana Raquel (S10). Todas são meninas brilhantes entre 15 e 16 anos.
Com apenas 16 anos, Ana Cláudia Cruz é um das futuras estrelas da natação brasileira. Ela estava na equipe que conquistou a medalha de bronze no revezamento 4 x 100m livre no Parapan. Ainda foi um dos destaques do Circuito Brasil Paraolímpico. Ana Clara também fez parte da 'seleção' que conquistou o bronze no revezamento 4x50m livre no Mundial de 2006, na África do Sul.
Até no esqui o Brasil pode brilhar em 2008. Marcos Lima será o seu primeiro atleta cego. Ele está na Bélgica e vai participar de uma oficina. Marcos até criou um blog para registrar diariamente suas aventuras na neve ( www.esqui.urece.org.br).

Um comentário:

Luiz Portinho disse...

Parabéns pelo blog, o conteúdo é muito bom e estarei sempre visitando. Sou Presidente do RS PARADESPORTO - associacao que pratica o desporto adaptado em Porto Alegre. Aguardo sua visita nos meus. abraço, Luiz Portinho - lcportinho@yahoo.com.br