terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A PEQUENA NOTÁVEL DAS PISCINAS

Valéria Lira. Esse é mais um grande nome da nova geração da natação paraolímpica feminina. A precoce atleta de 14 anos surpreendeu Taiwan ao conquistar três medalhas de ouro no Mundial da modalidade nesse ano. Ela, Gabriela Cantagallo, Ana Clara Cruz e Ana Raquel comandam uma turma com idade para brilhar em três ou quatro Paraolimpíadas sem exageros.

A nadadora começou a competir com apenas dez anos. Na oportunidade, ela era a única portadora de deficiência entre as meninas. Valéria conquistou uma prata e dois bronzes no Parapan do Rio. Na última etapa do Circuito Brasileiro, em São Paulo, no Ibirapuera, levou cinco ouros.

A atleta conta algumas histórias interessantes sobre Taipé, em Taiwan, onde disputou o Mundial de Natação e Atletismo. "Eu odiei a comida de lá. Era muito ruim. Então, tive de comer vários sanduíches do Mc Donald´s", afirma Valéria.

Com tantos resultados impressionantes, seu maior sonho não poderia ser outro. A revelação da modalidade espera brilhar nos Jogos da China no ano que vem. "Meu sonho é conseguir a medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim-2008. Se Deus quiser, vou realizá-lo", diz a atleta.

Nenhum comentário: