segunda-feira, 5 de novembro de 2007

BRASIL VENCE A INGLATERRA NO MUNDIAL DE FUTEBOL DE SETE

A chuva não atrapalhou o espetáculo. O Brasil venceu a Inglaterra por 5 a 3, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio, em partida válida pela primeira rodada do Mundial de Futebol de Sete. Fabiano Bruzzi, Luciano Rocha (2), Leandro Marinho e Zeca marcaram para o Brasil. A Inglaterra descontou com Barker, Hard e Fox. O próximo adversário será a África do Sul. O Brasil fecha sua participação na primeira fase contra a Austrália. Esses dois jogos serão na quarta-feira e na sexta-feira, no mesmo local, sempre às 14h.

A Seleção Brasileira luta pelo seu primeiro título na história da competição. Os campeões continentais (Brasil, Irã e Ucrânia) garantem vaga nos Jogos Paraolímpicos de Pequim se ficarem entre os dez primeiros desta edição.

Luciano Rocha foi o artilheiro da partida, com dois gols. "Foi o nosso primeiro jogo, mas foi muito bom. A equipe está forte e unida e isso foi só o começo", brincou o jogador que já foi artilheiro do campeonato Mundial Sub-17, em 1997 na Inglaterra, e do Parapan do Rio-2007 e espera repetir o feito aqui no Brasil.
O técnico Paulo Cruz colocou em campo Marcos, Jean, Leandro Marinho, Fabiano Bruzzi, Luciano Rocha, Renato Lima e Zeca.

Ainda pelo grupo do Brasil (o B), a Austrália goleou a África do Sul por 4 a 0.Nas outras partidas do dia, o Irã venceu a Espanha por 2 a 0 e a Holanda goleou os Estados Unidos por 3 a 0. Confira os jogos desta terça-feira, dia 6.

9h - Ucrânia x Canadá
10h30 - Irlanda x Japão
14h - Rússia x Escócia
16h - Argentina x China

Histórico do país
O Brasil é o atual campeão parapan-americano. Leandro Marinho comandou a goleada sobre a Argentina por 5 a 0. Naquela oportunidade, o escrete triunfou também sobre os Estados Unidos (7 a 0), Venezuela (15 a 1) e Canadá (7 a 0). O país foi medalha de prata em Atenas, Grécia-2004 e conquistou o bronze em Sidney, Austrália-2000.

Comunidade no Orkut tem mais de 100 pessoas
O Futebol de Sete possui uma comunidade grande para quem acha que a modalidade não é tão popular assim. Possui 108 membros até o momento em um site de relacionamentos. Chama-se Futebol de Paralisado Cerebral (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4972382) e traz até a convocação da Seleção Brasileira.
*CONVOCADOS com seus respectivos graus de deficiência (C5 a C8) e clubes (de acordo com a Comunidade Futebol de Paralisado Cerebral)
Goleiros:
Marcos (C7) - Caira (MS)
Moisés (C6) - Andef (RJ)

Jogadores de linha:
Leandro Marinho (C8) - Andef (RJ)
Jean Rodrigues (C7) - Caira (MS)
Fábio Ferreira (C7) - Caira (MS)
Luciano Rocha (C8) - CP Pantanal (MS)
Renato Lima (C7) - Caira (MS)
Zé Carlos (Zeca) (C6) - IBDD (RJ)
Flávio Dino (C7) - CP Pantanal (MS)
Pedro Gonçalves (C8) - Caira (MS)
Vânderson (C8) - IBDD (RJ)
Fabiano Bruzzi (C7) - Andef (RJ)
*Quanto maior o número, menor é o grau de comprometimento físico.


GRUPOS:
GRUPO A - Irã,Holanda, EUA e Espanha

GRUPO B - Brasil, Austrália, Inglaterra e África do Sul
GRUPO C - Ucrânia, Canadá, Irlanda e Japão
GRUPO D - Rússia, Argentina, Escócia e China

SOBRE O ESPORTE
:

São sete jogadores em campo, inclusive o goleiro, e mais cinco suplentes. A paralisia cerebral afeta a capacidade motora dos atletas. Porém, diferentemente dos deficientes mentais, eles não apresentam comprometimento cognitivo (intelectual). Os atletas são classificados em categorias de 5 a 8, dependendo do grau de dificuldade motora. Durante a partida, o time deve ter em campo, no máximo, dois atletas de classe 8 (menor comprometimento motor) e, no mínimo, um da classe 5 ou 6, aqueles com maior dificuldade de correr. Geralmente são esses atletas que ficam com a posição de goleiro. A dimensão do campo é de 75m x 55m. As traves são menores que as utilizadas no futebol convencional (2m de altura por 5m de largura).
O jogo tem duração de 60 minutos (dois tempos de 30) e segue as regras da FIFA com pequenas modificações. Não existe impedimento e o arremesso lateral pode ser feito com as duas mãos ou com uma só, rolando a bola no chão.

Nenhum comentário: